Rute Freire da Costa Silva ou Rutinha, para aqueles que a conhecem mais intimamente, é a filha mais nova do Pr. José Wellington B. Da Costa e a Ir. Wanda Freire da Costa.

  • Este casal de líderes das Assembleias de Deus – Ministério do Belém foi abençoado com 6 filhos: Pr. José Wellington Júnior, que hoje ocupa a Vice Presidência das Assembleias de Deus – Min. Belém, Pr. Paulo Freire que é o Pastor Presidente do campo de Campinas, bem como exerce o seu segundo mandato como Deputado Federal, Marta Costa que foi eleita por três vezes como Vereadora por São Paulo e agora exerce seu primeiro mandato como Deputada Estadual, Pr. Samuel Freire que preside a Igreja Assembleia de Deus em São Bernardo, Pr. Joel Freire da Costa que é missionário nos Estados Unido e, finalmente, a Rute Costa.
  • A Rutinha veio 7 anos depois do nascimento do filho mais novo do casal, Joel Costa. E o que poucos sabem é que seu nascimento foi um verdadeiro milagre de Deus, isto porque naquela época com poucos recursos tecnológicos e acesso à informação, a Ir. Wanda não sabia que estava grávida de seu sexto filho, e estava realizando um tratamento com medicação extremamente agressiva à saúde da criança.
  • A situação se agravou ainda mais quando a médica percebeu que mesmo grávida a Ir. Wanda havia tomado a medicação por um período muito longo. Assim, a solução encontrada pelos médicos da época foi prescrever à Ir. Wanda o aborto, visto que, segundo as opiniões profissionais a criança não teria a menor possibilidade de nascer com vida e, ainda que nascesse, os efeitos colaterais dos remédios tomados fariam no mínimo com que a criança viesse ao mundo sem enxergar.
  • Trazendo consigo aquele diagnóstico, apresentou à Deus a situação, e a resposta veio por meio de um sonho em que Deus lhe mostrou a criança perfeita sobre a cama, revelando que Ele é quem daria saúde e visão à criança que estava sendo gerada no ventre da sua serva.
  • Obediente à voz de Deus, a Ir. Wanda confiou no Senhor e, como sempre Ele cumpriu sua promessa.
  • Assim, no dia 19 de dezembro de 1966 nasceu a Rutinha, descrita pelos irmãos como “raspinha do tacho” e “xodozinho” de seu pai, Pr. José Wellington.
  • Muito mais nova que seus irmãos, Rutinha cresceu sendo alvo do carinho constante de seus pais, cuidado intenso de sua irmã Marta e do ciúme de seus irmãos.
  • No entanto, nem mesmo o ciúme impediu que Rute Costa, aos seus 16 anos conhecesse em um Culto de Mocidade aquele que seria o seu futuro esposo, Pr. Adauto Silva, na época um jovem trabalhador e universitário, cursando Administração de Empresas.
  • O jovem casal namorou por três anos até que no dia 22 de fevereiro de 1986, quando Rute tinha apenas 19 anos e Adauto 21 anos, casaram-se na Igreja Assembleia de Deus – Min. do Belém.
  • Como todo jovem casal, no início do casamento os recursos não eram muitos. Adauto trabalhava em uma empresa como gerente de vendas, e cursava o último ano de sua Universidade. Já Rute cursava o segundo ano do curso de Psicologia na Universidade FMU. Os dois tinham como patrimônio um apartamento de aproximadamente 50 metros quadrados financiado no Bairro do Ipiranga e um Fusca.
  • A situação já não era confortável no início, mas piorou quando Adauto perdeu seu emprego, exatamente na época em que Rutinha descobriu que estava grávida de seu primeiro filho, isto tudo com apenas 7 meses de casados.
  • Deus abençoou o casal, deu condição para que Adauto abrisse a sua própria empresa, e no dia 19 de março de 1987 Rute Costa deu a luz à seu primeiro filho: Vinícius Costa e Silva.
  • Vinícius era e é a cópia escrita de seu pai e foi recebido pelo casal como o cumprimento das promessas de que Deus cuidaria de suas vidas em todos os momentos.
  • Apenas um ano depois uma nova gravidez pega Rutinha e Adauto de surpresa. Com menos de 2 anos de casados eles teriam o segundo bebê.
  • No começo o desafio de ter uma segunda criança em casa assustou o jovem casal, mas logo se empolgaram em ver sua família crescendo. Esta alegria se transformou em dor quando Rute Costa perdeu o bebê quando no quarto mês de gestação.
  • Dois anos depois, em 1989, no ano em que se graduou em Psicologia, Rutinha fica grávida de seu segundo filho, e Deus faz uma promessa ao casal através de uma profecia, em que revela que o segundo filho do casal nasceria já em uma casa nova, sendo que na oportunidade a profeta, Ir. Lindinalva, descreveu com detalhes a residência.
  • Apesar de ser promessa de Deus, o casal não compreendia o que Deus havia prometido, porque entendia que tinham acabado de perder o segundo filho, bem como não se via em situação de comprar um novo patrimônio, mesmo assim saem para procurar o imóvel, quando são surpreendidos por achar a casa exatamente como Deus lhes havia descrito.
  • Adauto, ainda que estivesse ciente de que não tinha condições seguras de assumir aquele compromisso, confia em Deus e faz uma proposta que foi aceita pelo proprietário. No entanto, no mês em que o negócio é fechado, o então Presidente da República, Fernando Collor de Melo sequestra a conta dos brasileiros, e o pouco recurso que o casal tinha simplesmente sumiu.
  • Mas mesmo com seus recursos sequestrados pelo Governo, e com a economia totalmente desregulada com índices de inflação de 80% ao mês, Deus cumpre a sua promessa, abençoa a empresa de Adauto e lhes dá a casa prometida.
  • Assim, já moradores da casa dada por Deus, no dia 20 de março de 1990 nasce o segundo filho do casal, Paulo Henrique Costa e Silva.
  • Três anos após o nascimento de Paulo Henrique nasce a primeira e única filha do casal, Vivian Costa e Silva.
  • As promessas de Deus foram se cumprindo na vida da Rutinha e de sua família. Ele abençoou os negócios do Adauto Silva, e prosperou seu ministério, sendo consagrado a Diácono, posteriormente a presbítero e finalmente a Evangelista e Pastor.
  • Deus também cuidou da carreira da Ir. Rute Costa, dando condições de que ela pudesse cursar sua especialização em Psicopedagogia, focando sua carreira em atendimentos à crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.
  • A sua família também prosperou, o filho mais velho, Vinícius se formou em Direito e atualmente foi aprovado em concurso público para Promotor de Justiça no Estado do Pernambuco. Casou-se em setembro de 2015 com a médica Mayara, foi consagrado ao ministério como Presbítero e hoje serve a Deus como líder do conjunto de jovens na Sede das Assembleias de Deus.
  • Seu filho do meio, Paulo Henrique, também se formou no curso de Direito, atuando como Advogado Tributarista de uma Instituição Financeira, casou-se no mês de dezembro de 2015 com a cirurgiã dentista Danielle e hoje serve a Deus como um dos líderes do conjunto dos adolescentes na Sede do Belém.
  • Vivian, a caçula da família, está no quinto ano de Medicina e serve a Deus no conjunto dos jovens da Sede da Assembleia de Deus do Belém.
  • Finalmente, no ano de 2016 a Ir. Rute Costa e sua família recebem uma nobre missão do Ministério do Belém, que é a de representar este imenso Ministério na Casa Legislativa do Município de São Paulo.
  • Assim, a Ir. Rute Costa foi indicada por unanimidade por todos os pastores setoriais como a candidata a Vereadora por São Paulo com a missão de representar o povo de Deus na Câmara dos Vereadores e ajudar a Igreja do Senhor a cumprir a sua missão de proclamar o evangelho até a volta de Cristo.